Mario Sergio T. Freitas, Dr.
Contribuições ao site OPOD (Atmospheric Optics) - Lista das imagens publicadas como "Imagem de Óptica do Dia" (Optics Picture of the Day - OPOD), página de internet mantida pelo especialista britânico em Óptica Atmosférica Les Cowley, que colabora nos esquemas geométricos e legendas explicativas que acompanham as imagens, assim como no próprio design da página.
[fonte do texto, trad. Mário Sérgio Freitas]
Clicando sobre cada data de publicação, você terá acesso à versão original da edição.
*
*
"Películas de Macarrão"
(publicado em 25/set/2015)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: O fundo de alumínio de uma panela onde foi cozido macarrão mostra a formação de uma finíssima camada transparente. A luz branca do flash da câmera reflete nas faces anterior e posterior desta película, e os dois feixes interferem construtivamente ou destrutivamente, dependendo das irregularidades na espessura da camada e dos comprimentos de onda formadores da luz, resultando nos padrões coloridos - fotos tomadas em Curitiba, Brasil, 2015.
*
"Cáusticas e Lentes"
(publicado em 30/mar/2014)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Sombras projetadas por uma taça de vidro comum e outra de cristal mostram efeitos ópticos bem diferentes, muito mais interessantes na de vidro. Isso se deve justamente à espessura desigual da parede, que proporciona efeitos de cáusticas, que são superfícies irregulares no espaço nas quais os raios luminosos se concentram - fotos tomadas em Curitiba, Brasil, 2013.
*
"Sobre Calçadas e Cristais"
(publicado em 15/out/2013)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Linhas alternadas escuras e claras parecem irradiar em perspectiva ao longo dos blocos da calçada. As imagens processadas evidenciam o efeito. Os blocos formam um padrão espacialmente periódico. As linhas escuras e claras são na verdade paralelas, e revelam a densidade dos rejuntes escuros. Cristais também são redes periódicas de átomos, íons ou moléculas (no caso, tridimensionais), o que faz aparecerem planos paralelos de maior densidade atômica, que formam as faces dos cristais e seus planos de clivagem - fotos tomadas em Curitiba, Brasil, 2013.
*
"Padrões Moiré e Franjas"
(publicado em 12/mai/2013)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Efeito visual devido simplesmente à geometria de pares de superfícies furadinhas, por exemplo, telas, no qual o alinhamento dos pequenos vazados cria regiões mais claras que se alternam com as mais escuras, e, de acordo com o ângulo de visão, aparecem de forma repetida em diferentes direções do espaço - fotos tomadas em Curitiba, Brasil, 2013.
*
"Raios - Sombras - Cores"
(publicado em 18/nov/2011)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Do lado oposto ao sol, num final de tarde, as sombras projetadas pelos topos de nuvens formam retas quase paralelas, que por efeito de perspectiva parecem convergir como os trilhos de uma ferrovia, quando observadas de uma janela de avião - fotos tomadas perto de Cartagena de Indias, Colombia, 2011.
*
"Halos, Arquitetura, Geometria, Tempo"
(publicado em 15/ago/2010)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Numa mesma tarde de verão, foram observados pelo fotógrafo vários tipos de fenômenos ópticos, tendo em primeiro plano monumentos em estilos de diversas épocas no centro histórico de Praga, onde também está instalado o famoso Relógio Astronômico, que funciona continuamente desde 1490 - fotos tomadas em Praga, República Tcheca, 2009.
*
"Blues do Gelo"
(publicado em 15/mar/2010)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: O tom fortemente azulado dos grandes volumes de gelo se deve principalmente ao mesmo princípio físico que justifica a cor azul da atmosfera da Terra, ou seja, o caminho tortuoso que os raios de luz percorrem dentro da massa de gelo faz com que sejam absorvidos em muito maior porcentagem os comprimentos de onda dos tons vermelhos, alaranjados e amarelos, de forma que quanto mais escuro aparece o tom de azul, mais longo foi o percurso da luz - fotos tomadas perto de Calafate, Patagônia Argentina, 2010.
*
"Arco Infralateral Brilhante"
(publicado em 31/mar/2009)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Durante uma manhã de agosto, o ceú da região sul do Brasil mostrou uma configuração espetacular de halos atmosféricos, entre eles o que aparece na parte inferior esquerda da foto, consistindo em um arco infralateral com brilho e cores destacadas num padrão acima da média - fotos tomadas em Curitiba, Brasil, 2008.
*
"Arco de Contraste em Nuvens"
(publicado em 15/dez/2008)

Fotos: Mario Freitas
Legendas, esquemas e design: Les Cowley
Explicação resumida: Observado de uma janela de avião, um efeito de luz muito sutil formado nas gotículas da parte de cima das nuvens faz aparecer um arco de contraste, raramente observado, e indicado pelas pequenas setas adicionadas às imagens fotográficas - fotos tomadas sobre o Oceano Atlântico, 2008.
*




