Brasil República Federativa do Brasil
Brasil Um pais de todos
Ferramentas Pessoais

Mario Sergio T. Freitas, Dr.

Contribuições ao site LPOD - Versão em português das legendas que acompanham os trabalhos de fotografia artística publicados como "Imagem da Lua do Dia" (Lunar Photo of the Day), página de internet sobre divulgação científica mantida pelo especialista em estudos da Lua Charles Wood.

(English Version)

(Versão em Português)


"Em dezembro de 2003, quando os membros do lunar-observing@yahoogroups.com cumprimentaram-se uns aos outros pela alta qualidade das imagens produzidas pelo próprio grupo, Anthony Ayiomamitis (Grécia), um dos seus membros ativos,   defendeu que havia tantas fotos ótimas, que mereceriam ser uma "Imagem da Lua do Dia" (Lunar Picture of the Day). A sugestão atraiu imediatamente manifestações favoráveis. Charles Wood, um ex-cientista da NASA que estudou a Lua e escreve uma coluna mensal para a revista Sky & Telescope, propôs iniciar o LPOD como um anexo da sua página sediada pela NASA www.observingthesky.org. Por alguns dias, Wood e Ayiomamitis projetaram o layout para o LPOD, programando a página, selecionando as imagens para os conteúdos da primeira semana, e redigindo as legendas. E adquirindo a URL www.lpod.org! LPOD iniciou em 01/01/2004!"

[fonte do texto, trad. Mário Sérgio Freitas]

* Clicando em cada data da publicação, você acessa a versão original da edição

*


"Indesejável, mas Bela Óptica Atmosférica"

(publicado em 03/ago/2010)

Foto e legenda: Mario Freitas

A Lua está visível na foto acima? A resposta depende de como interpretamos a “visibilidade”. No centro da imagem, o crescente branco representa uma porção muito delgada da fotosfera do Sol, fotografada apenas 38 segundos após o terceiro contato, durante o eclipse total solar de 11 de julho de 2010, na Ilha de Páscoa. Podemos afirmar que a forma do crescente alterando-se continuamente permite ao observador “ver” a Lua.  No instante da tomada, a coroa de plasma – a atmosfera externa do sol – não está mais visível. Porém, por coincidência, outra “corona” foi revelada exatamente após o terceiro contato, claramente imageada na foto como uma sequência de anéis coloridos e concêntricos. Foi formada pela difração da luz branca em nuvens da atmosfera da Terra, cujo processo de formação envolveu gotículas de tamanhos semelhantes: o fenômeno óptico nada tem a ver com o alinhamento dos corpos celestes. Apesar das cores altamente contrastantes dos anéis, passaram despercebidas por muitos dos caçadores de eclipse no mesmo local de observação, provavelmente porque, em momentos como este, as nuvens não são o foco da sua atenção!

*

 

"Colombo com a Lua"

(publicado em 16/mai/2010)

foto e legenda: Mário Freitas

Esta foto instigante foi tomada em Barcelona, Espanha, mostrando o céu do crepúsculo verpertino com a Lua em fase de 12 dias. Efeitos de perspectiva causam a justaposição de diversos elementos no campo de visão. Casualmente uma aeronave cruza o céu, poucos minutos antes do seu pouso no Aeroporto El Prat. A estrutura ao fundo, no canto inferior direito, é o topo da torre do teleférico para a colina Montjuic.  Do lado esquerdo, a escultura de bronze de 7,2 m de altura representa Cristóvão Colombo, sobre uma coluna de 60 m, instalada no local exato onde desembarcou regressando de sua primeira viagem às Américas. Em primeiro plano, a cena está emoldurada por uma sacada, curiosamente aparentando sustentar a estátua – que na verdade está a 750 m do fotógrafo. O objeto mais próximo é a bandeira da Catalunha, reconhecível pelas faixas alternadas amarelas e vermelhas.

*

Ações do documento