Brasil República Federativa do Brasil
Brasil Um pais de todos
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Usuários Jorge Alberto Lenz

Jorge Alberto Lenz

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atua desde 1992 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é professor Titular do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do campus Curitiba . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiações e Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: laser de alta potência, processamento com laser, ablação com laser (laser ablation), deposição de filmes finos por laser pulsado, formação de nanopartículas por ablação com laser pulsado.

TRACKER

O Tracker é um software que foi projetado por Douglas Brown, professor da faculdade de Cabrillo College situada na cidade de Santa Cruz, Califórnia, EUA. Trata-se software aberto de análise de imagem e vídeo, criado em parceria com o Open Source Physics, uma comunidade de âmbito mundial que contribui gratuitamente com conceitos físicos, linhas de programa e principalmente com sua dedicação e tempo. Para tal, utilizam-se de bibliotecas da linguagem em Java. Logo, este aplicativo pode ser executado em qualquer sistema operacional, pois depende apenas da máquina virtual Java instalada. Esta é uma ferramenta que se manipulada de forma adequada, poderá levar as experiências laboratoriais a um novo patamar. Patamar esse, onde o número de pontos coletados é superior em relação aos tradicionais métodos por meio de sensores. Com isso, a chance de erro diminuirá sensivelmente, proporcionando uma melhor leitura da física, da realidade que nos permeia. Na UTFPR o Tracker foi inicialmente avaliado por uma equipe de alunos (ALESANDRO ALESSI, ARTHUR NUNES SANTANA e LEONARDO PRESOTO DE OIVEIRA) da disciplina de Oficinas de Integração do curso de Engenharia de Computação. O objetivo do trabalho era medir se o Tracker seria ou não uma boa ferramenta a ser utilizada por pesquisadores e professores em seus respectivos ambientes escolares com objetivo de visualizar melhor os fenômenos físicos. Fui orientador deste projeto e o Prof Arandi foi um dos Professores desta disciplina e o mentor do projeto.

Leia mais…

Como estudar física

É um texto que a Professora Beatriz Alvarenga me entregou quando de sua visita no ainda chamado de CEFET no ano de 1994. Se será útil? Cada um terá sua chance de descobrir!

Leia mais…

Laboratório de Experimentação - Sala N101

Nos armários da sala N101 estão disponíveis algumas atividades experimentais. O mapa dos números dos armários com os respectivos experimentos estão na tabela. As chaves estão comigo (Lenz).

Leia mais…

Ações do documento