Brasil República Federativa do Brasil
Brasil Um pais de todos
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Usuários JEAN CARLO SANTOS

Sobre

Curriculum Lattes

ORCID

 

Descrição

Graduado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pós doutorado no Max Planck Institut für Sonnensystemforschung (MPS). Atualmente é professor associado no Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) da mesma Universidade. Desenvolve pesquisas na área de física solar, trabalhando com dados do satélite SDO (Solar Dynamic Observatory) da Nasa.

Projetos de pesquisa em andamento:

1) Emissão na faixa do extremo ultravioleta associada a explosões solares intensas

Neste projeto procura-se compreender o comportamento da emissão em diferentes faixas do extremo ultravioleta durante a ocorrência de explosões solares intensas (Classe M e X). Para tal utiliza-se os dados obtidos pelo instrumento AIA (Atmospheric Image Assembly) que está a bordo do satélite SDO (Solar Dynamic Observatory). São aplicadas técnicas de análise exploratória de dados e análise estatística para tentar compreender o comportamento da emissão nesses comprimentos de onda, para um período que antecede a ocorrência dos eventos extremos de explosão.

2) Movimento das estruturas fotosféricas associadas a regiões ativas que produzem explosões solares intensas

Parte da energia utilizada na produção das explosões solares é obtida pelo movimento contínuo do plasma na fotosfera solar, o qual carrega consigo o campo magnético. Neste projeto iremos investigar as características do campo de velocidades obtido a partir da evolução temporal das estruturas na fotosfera presentes em regiões ativas associadas a explosões solares intensas. Algoritmos de rastreamento serão utilizados para obter um campo de velocidade a partir de uma sequencia de imagens e, posteriormente, a complexidade deste campo de velocidades e seu papel na injeção de energia na atmosfera do Sol serão investigados.

Para o desenvolvimento destes projetos são necessários conhecimentos em física de plasmas, física solar, solução numérica de equações diferenciais parciais, análise e processamento de imagens, inteligencia artificial (redes neurais, deep learning), além é claro de conhecer algumas linguagens de programação como python, fortran e C. Interessados em participar de algum dos projetos podem entrar em contato via e-mail (jeansantos@utfpr.edu.br) ou por telefone no ramal 4981.

 

Links interessantes:

- SDO homepage

- Sunpy

- Introduction to computer science and programming in Python

- Introduction to computational thinking and data science

Cursos ministrados:

- Uma breve introdução a programação com Python

- Física teórica 1

- Física experimental 1

- Eletromagnetismo

Artigos sobre assuntos diversos:

- Big data e gerenciamento de memória em Python

Hobbies:

- Montanhismo

Ações do documento