Brasil República Federativa do Brasil
Brasil Um pais de todos
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Instruções de Utilização

Instruções de Utilização

 

Acessando o Sistema

Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br.

 

 

No formulário de login, entre com seu nome de usuário (mesmo usuário do email utfpr) e senha (também do email).

Para o nome de usuário não é necessário colocar @utfpr.edu.br.

 

Tipos de Conteúdo

 

As páginas pessoais suportam vários tipos de conteúdo, conheça-os logo abaixo:

 

Arquivo

 

É qualquer tipo de arquivo que será descarregado de seu computador, pode ser um arquivo do word (.doc), um arquivo pdf, uma planilha do excel (.xls).

 

Imagem

 

São as imagens que podem ser inseridas em uma página, é preciso descarregar as imagens do seu computador para posteriormente usar em um documento.

 

 

Evento

 

Eventos podem ser publicados para informar data, horário, local, etc, de algum determinado evento que virá a ocorrer.

 

Pasta de Formulário

 

Insere um formulário, utilizado para que o usuário envie uma mensagem através do site, para um e-mail previamente configurado.

 

Link

 

Links são usados para compartilhar uma URL (endereço de uma página na web, http://www..), interno ou externo. Assim que o link é acessado, o usuário é redirecionado automaticamente para o endereço especificado.

 

Notícia

 

O conteúdo do tipo notícia pode ser organizado em ordem cronológica e é utilizado para incluir conteúdos que não ficarão em evidência por muito tempo.

 

Pasta

 

Como uma pasta (diretório) do seu computador pode guardar qualquer tipo de conteúdo, é uma forma simples e eficiente de organizar os arquivos.

 

Página

 

A página permite você criar o conteúdo do seu site, você pode inserir imagens, tabelas, marcadores entre outros recursos do editor, este documento por exemplo é do tipo página.

 

A Interface de Gerenciamento.


 

 

Menu auxiliar

O menu auxiliar oferece acesso a algumas funcionalidades do sistema.

Ações

Executa as operações recortar, copiar, excluir e renomear. É recomendado utilizar estas operações usando a aba conteúdo (mais detalhes adiante).

 

Exibição

Altera as formas de exibição da pasta atual, as quatro opções são:

Visão sumária - Mostra o título do arquivo, a descrição abaixo e um link "leia mais"

Visão tabular - O conteúdo da pasta é apresentado em uma tabela, com as colunas título, autor, tipo e modificado.

Visão de miniaturas - Exibe uma miniatura dos objetos, utilizado principalmente para pastas exclusivas para imagens.

Visão padrão - Apresenta o título, descrição, autor e última modificação de forma endentada.

Selecionar um item como visão padrão - A opção permite selecionar um objeto da pasta como visão padrão, você pode selecionar uma página por exemplo, para quando for acessada, exibir o documento selecionado.

 

Adicionar Item

O menu Adicionar Item permite incluir os objetos aceitos nas páginas pessoais.

A seguir veremos como adicioná-los.

 

Tipo: Arquivo

 

Na imagem podemos perceber as abas Padrão, Categorização, Datas, Propriedade e Configuração, porém nesta seção abordaremos apenas a aba Padrão de cada tipo de conteúdo, adiante você conhecerá em detalhes as outras abas.

A primeira opção do menu adicionar, permite inserir um arquivo do seu computador no portal, este arquivo pode ser um documento PDF, uma planilha, um documento apresentação entre outros.

Neste caso clique no botão Escolher Arquivo e selecione o arquivo para descarregar, o campo título e descrição são opcionais.

 

Tipo: Imagem


A inclusão de imagens é idêntica a inserção de arquivos, é necessário apenas clicar no botão Escolher Arquivo e selecionar a imagem do seu computador, em seguida clique em Salvar. É recomendavel utilizar imagens no formato JPG ou GIF, devidamente otimizadas para a web.

 


 

Tipo: Evento


Para incluir um evento, existe uma variedade de campos que podem ser preenchidos conforme a figura acima, apenas três campos são obrigatórios: Título, Início do Evento e Final do Evento. Após preenchidos os campos desejados, basta clicar no botão Salvar.

 

Tipo: Pasta de Formulário



Ao incluir um formulário, preencha o Título do mesmo e os demais campos opcionais e clique em Salvar. Desta maneira, quando um usuário preencher o formulário e enviar pelo site, automaticamente será gerado um e-mail com as informações para a sua caixa postal.

 

Tipo: Link



A criação de um link também é simples, na imagem podemos ver que o campo Título e URL são obrigatórios. No campo URL você deve colocar o endereço para qual deseja direcionar o usuário quando o link for acessado.

 

Tipo: Notícia


O campo Título é obrigatório, é recomendado utilizar títulos resumidos, aproveite o campo descrição para dar mais detalhes sobre a notícia. No campo Corpo do Texto você tem disponivel um editor para compor a nóticia, você verá todos os detalhes do editor na item Editor de texto deste manual.

No  campo Imagem você deve utilizar quando quiser que apareça uma imagem na chamada da notícia.

 

Tipo: Pasta


Como vimos no item Tipos de Conteúdo do manual, uma pasta é um repositório onde você deve utilizar para organizar seus arquivos.

Devido os parâmetros de configuração do sistema das Páginas Pessoais, a pasta é o único tipo de objeto que aparece no menu de navegação, entretando você pode utilizar para apenas organizar as imagens e não deseja que esta pasta seja exibida na navegação, para isto você deve clicar na aba Configuração e clicar em "Excluir da navegação".

Para concluir a inclusão de uma pasta, basta escolher um Título e clicar em salvar.

 

Tipo: Página


 

O campo Título é obrigatório, é recomendado utilizar títulos resumidos, aproveite o campo descrição para dar mais detalhes sobre a página. No campo Corpo do Texto você tem disponivel um editor para compor a página, você verá todos os detalhes do editor na item Editor de texto deste manual.

 

 

Estado


O estado do objeto indica em qual posição ele esta no fluxo de trabalho (workflow). As páginas pessoais utilizam os estados privado e publicado.

 

O workflow funciona de maneira bastante simples. Quando o conteúdo é criado, ele está inicialmente no estado privado (invísivel para visitantes da página).  Nesse estado o conteúdo pode ser editado pelo criador da página. No momento em que desejar, o criador do conteúdo pode publicar o mesmo. Para isso, basta clicar em publicar conforme figura:  

 

Uma vez publicado, o conteúdo se torna visível para todos os visitantes do site. Para tornar o conteúdo novamente privado, basta retirar o item de publicação conforme exemplo:     

 

 

Abas de Gerenciamento e Edição.

 

 

Conteúdo

Apresenta todos os objetos que estão dentro da pasta atual, no caso da imagem abaixo temos um página "manual" e uma pasta "imagens", além disso é exibido alguns atributos como tamanho, última modificação, estado e ordem de exibição.

Nesta aba é possível manipular os objetos selecionados utilizando os botões com as ações copiar, recortar, renomear e excluir.

Em determinadas formas de visualização, pode ser necessário ordenar os objetos fazendo que sejam exibidos na ordem desejada, com a coluna ordem você pode ordena-los clicando e arrastando para a ordem que preferir.

Como pode ser visto na imagem os estados dos objetos estão como privado, você pode alterar este atributo, selecionando os objetos e clicando no botão alterar estado. Nesta opção você também definir a data para publicação e expiração, quando o documento passa para o estado privado novamente.

Os detalhes sobre os estamos veremos mais a frente.

 

 

 

Visão

 

A aba visão apresenta como o usuário visualizará o conteúdo.

 

Esta aba é particularmente útil para você pre-visualizar o conteúdo da pasta.


Edição

 

 

A aba edição permite que o conteúdo do portal seja editado. Páginas, notícias, formulários, etc, podem ser alterados através desta aba.

No caso de uma página, conforme figura acima, são passíveis de edição campos como Tìtulo, Descrição e Corpo do Texto.Você pode ainda informar um comentário das alterações realizadas na página.

No caso de um Link, pode-se editar ainda o campo URL, e no caso de Notícias, existe a opção de se inserir uma imagem.

 

O Editor de Texto


 

O editor de texto do Portal é bastante simples de utilizar por ser similar aos editores de texto mais utlizados, e inclui algumas funcionalidades básicas tais como: estilo do texto (definir título, subtítulo, etc), negrito, itálico, alinhamento do texto, marcadores e numeração, recuo do parágrafo, além da possibilidade de inserir imagem, tabela, hyperlink como pode ser verificado na figura abaixo.

Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de pré-visualizar o conteúdo da página, antes de salvar a mesma, através do botão

O botão permite que o conteúdo em html da página seja visualizado e alterado, caso necessário.

 

Adicionando grande quantidade de arquivos

 

O servidor de páginas pessoais permite que você adicione arquivos, conforme explicado acima. Porém, caso você necessite adicionar uma grande quantidade de arquivos, pode-se utilizar o WebDAV para realizar esse processo mais facilmente. O WebDAV permite que você adicione vários arquivos ao mesmo tempo, "arrastando" os mesmos para sua página pessoal. Lembramos porém que o limite de utilização é de 500mb para cada servidor.

Devido às características do protocolo WebDAV, o mesmo não aceita arquivos cujo nome contenha caracteres especiais ou acentuação. Dessa forma, esses arquivos devem ser renomeados ou adicionados via interface Web.

A utilização de um cliente WebDAV é opcional e requer um certo conhecimento para configurar o cliente. Caso você não prefira, pode utilizar o método tradicional de upload de arquivos, sem problema nenhum.

Você pode escolher o cliente WebDAV de sua preferência: Indicamos abaixo dois softwares que funcionam como clientes WebDav, e um breve tutorial de como utilizá-los:

  • Bitkinex, cujo download pode ser feito aqui ou no endereço abaixo:

http://www.bitkinex.com/download

Após instalado o software, você irá precisar adicionar um servidor WebDAV para se conectar. Para isso clique com o botão direito em Http/WebDAV e vá em New->Http/WebDAV.

 

Digite um nome para essa conexão. No exemplo, utilizaremos o nome "Teste".

Em seguida, clique com o botão direito na nova conexão e vá em propriedades.

 

Nesta tela iremos configurar o endereço do servidor e o nome do usuário conforme a figura.

No campo User coloque o login que você utiliza para se autenticar no sistema (seria a parte inicial do e-mail) e no campo Password digite sua senha. No campo Security deve ser selecionada a opção SSL.

 

Em Data Source, no campo Default directory, digite o endereço de sua pasta no servidor, conforme figura abaixo, na seguinte formatação: /Plone/Members/seu_login

Clique em OK para salvar. De volta a janela principal, duplo clique no nome da conexão para se conectar ao servidor.

Deverá abrir uma janela exibindo do lado esquerdo sua pasta no servidor e no lado direito as pastas no seu computador, conforme figura abaixo:

A partir desse momento você pode arrastar arquivos (apenas arquivos, e não pastas) do seu computador para sua página pessoal e também de sua página pessoal para seu computador. Você pode apagar arquivos e pastas do seu site, selecionar diversos arquivos e copiá-los ao mesmo tempo, desde que respeitando o limite da cota de 500mb por usuário.

 

  • Cloudsafe, cujo download pode ser feito aqui ou no endereço abaixo:

 

https://secure.cloudsafe.com

 

A configuração da conexão pode ser realizada da seguinte maneira:

 

Em seguida basta instalar e aceitar o certificado, que a unidade estará mapeada no Windows:

 

Ações do documento