Brasil República Federativa do Brasil
Brasil Um pais de todos
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Usuários Alfredo Iarozinski Neto Publicações

Publicações

Resumo e links para as principais publicações.

File TESE DE DOUTORADO - CONTRIBUTION A LA PRISE EN COMPTE DE LA COMPLEXITE DANS LA GESTION DES SYSTEMES DE PRODUCTION ACTUELS.
Doutorado em Engenharia. Université Paul Cézanne Aix Marseille III, AixMarseille III, França. 1996. Orientador: Jean-Paul Kieffer.
File MONOGRAFIA - IAROZINSKI NETO, Alfredo. Proposta de um modelo conceitual de gestão da produção baseado na teoria da complexidade: O Modelo IMPLEXE, PUC/PR, Curitiba, 2001.
RESUMO: Neste trabalho, estudamos o problema da gestão dos sistemas de produção a partir da abordagem da Teoria da Complexidade. Este estudo é justificado pela inabilidade dos métodos clássicos dar uma resposta apropriada à complexidade de tais sistemas e o do seu ambiente. Primeiramente, estudamos as características e propriedades dos sistemas complexos. São destacados os elementos principais que caracterizam a noção de complexidade. Em seguida, estudamos as propriedades destes sistemas para entender melhor as particularidades do seu funcionamento. A partir do conhecimento adquirido em sistemas complexos propomos um novo modelo de gestão da produção: o modelo de IMPLEXE. O desenvolvimento deste modelo tem a finalidade de adaptar o sistema de produção à complexidade dando uma nova configuração ao sistema de gestão. O princípio fundamental do modelo é à busca do aumento da capacidade de processamento de informação do sistema. Chave-palavra: gestão da produção, complexidade e sistemas complexos de produção.
Link ARTIGO: IAROZINSKI NETO, Alfredo; LEITE, Maria Silene. A abordagem sistêmica na pesquisa em Engenharia de Produção. Prod., São Paulo , v. 20, n. 1, Mar. 2010 .
RESUMO: A Engenharia de Produção está afeta a problemas que se caracterizam pela complexidade. Para serem resolvidos, esses problemas demandam conhecimentos que vão além da matemática e da física, como ocorre nas engenharias mais clássicas. Eles necessitam de uma abordagem que permita o acesso ao conhecimento de várias disciplinas simultaneamente, ou seja, uma abordagem interdisciplinar. Para praticar a interdisciplinaridade e sistematizar o processo de pesquisa na Engenharia de Produção é apresentada a abordagem sistêmica. Ela é capaz de levar em conta o conjunto das variáveis que caracterizam os problemas considerados complexos. A base metodológica escolhida para implementar a abordagem sistêmica é a sistemografia, que permite ampliar o horizonte de pesquisa para aproximar a realidade do fenômeno observado. Finalmente, será mostrada como a abordagem sistêmica permite que o pesquisador trabalhe em um nível maior de subjetividade sem perder a tão necessária "objetividade" científica.
Link ARTIGO: IAROZINSKI NETO, Alfredo; BECEGATO, Adriana Cristina; YUKI, Wagner Shigueo. ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE MATURIDADE E OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. ENEGEP, 2009.
RESUMO: Esse trabalho apresenta uma análise de correlação entre os níveis de desenvolvimento dos processos de gestão e os estágios de maturidade de uma organização. A análise foi baseada na correlação canônica dos dois conjuntos de variáveis. O estudo bibliográfico revisa modelos de maturidade organizacional e modelos baseados em processos e/ou atividades visando a laboração de um questionário. Em seguida, dados empíricos são coletados para estudar tal relação. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza quantitativa, na qual os dados foram coletados dados de 260 empresas industriais da região sul e sudeste do Brasil. A análise canônica foi realizada com auxilio software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados da análise da amostra permitiram a validação da hipótese do trabalho, ou seja, de que existe correlação entre os níveis de desenvolvimento dos processos de gestão e o estágio de maturidade das organizações. A confirmação da hipótese contribui na adequação das características dos processos de gestão ao estágio de maturidade da organização. Palavras-chaves: maturidade organizacional, processos de gestão, correlação canônica
File ARTIGO: IAROZINSKI NETO, A. ; FAVARETTO, F. Projeto conceitual: O projeto da Forma do produto. In: 5 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP, 2005, Curitiba. Anais do 5 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Prod
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica de projeto conceitual que visa integrar os elementos que contribuem para a percepção da “forma” do produto pelo consumidor. A “forma” do produto é entendida como a resposta às necessidades estéticas, ergonômicas e funcionais do consumidor. O projeto conceitual ou projeto da “forma” do produto deve possibilitar o desenvolvimento das linhas básicas em termos de forma, permitir a produção de um conjunto de princípios ergonômicos, funcionais e de estilo e, finalmente, integrar no projeto do produto as restrições relacionadas com a empresa e ao contexto. O projeto conceitual inicia-se após a decisão de desenvolver uma oportunidade identificada. As atividades propostas para o projeto conceitual são: a descrição da oportunidade escolhida; a definição do cliente / usuário principal; a analise da oportunidade do ponto de vista das necessidades dos clientes / usuários; a análise detalhada dos produtos existentes; o estudo das tecnologias associadas; o estudo de materiais; a especificação dos requisitos básicos; a geração de idéias e, finalmente, a análise das alternativas encontradas, selecionando os melhores conceitos. O trabalho mostra que o desafio está na integração das atividades do projeto conceitual de modo a identificar e considerar o conjunto de variáveis (na maioria das vezes qualitativas) nas decisões que irão definir a forma do produto num ambiente de grande criatividade. Em resumo, o problema está em estruturar as informações e decisões em um contexto de informações e decisões desestruturadas. Palavras chave: projeto conceitual, metodologia de projeto.
Ações do documento